terça-feira, 2 de outubro de 2012


O que é Bioética?

A Bioética é um ramo da Biologia que surgiu na década de 1970 com o avanço das pesquisas genéticas. A Bioética está relacionada de forma transdiciplinar com a Biologia, o Direito, a Ética, a Medicina e até mesmo com questões religiosas. É uma importante área do conhecimento, pois visa discutir limites e parâmetros éticos e morais para o avanço das pesquisas científicas.

Principais temas abordados:

- Pesquisas com células-tronco

- Clonagem

- Fertilização artificial (in vitro)

- Aborto

- Eutanásia (decisão de uma pessoa em tirar sua própria vida em determinadas situações de saúde. Exemplo: doenças terminais)

- Produção de transgênicos (principalmente alimentos)

- Ética médica e científica

- Transplante de órgãos

- Uso de órgãos de animais em humanos

- Tratamentos da dor

- Criônica (conservação do corpo humano após a morte)

- Doação de órgãos

- Uso de drogas ilícitas em tratamentos médicos

- Engenharia genética humana

- Relações médico-paciente

- Vida artificial


Origem do termo

O termo bioética foi usado pela primeira vez pelo filósofo, teólogo e educador alemão Fritz Jahr. Em 1927, ele usou o termo bio-ethik num artigo em que falava sobre as relações entre os seres humanos, plantas e animais.

6 comentários:

  1. "A palavra ‘bioética' designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas.'

    ResponderExcluir
  2. O vocábulo "bioética" indica um conjunto de pesquisas e práticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e refletir acerca das soluções para questões éticas provocadas principalmente pelo avanço das tecnociências biomédicas.

    ResponderExcluir
  3. Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.

    ResponderExcluir
  4. A bioietica foi criada com intuito de corrigir ou "facilitar" certos meios para salvar vidas !
    Mas devido ao grande numero de criticas e preconceitos esse Assunto esta ficando longe de conseguir Sua "liberdade" !

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. A Bioética é um ramo da Biologia que surgiu na década de 1970 com o avanço das pesquisas genéticas. A Bioética está relacionada de forma transdiciplinar com a Biologia, o Direito, a Ética, a Medicina e até mesmo com questões religiosas. É uma importante área do conhecimento, pois visa discutir limites e parâmetros éticos e morais para o avanço das pesquisas científicas.
      Fernanda Celestina 1ºA

      Excluir